Escolha do local e escavação

A escolha do local de instalação do biodigestor deve ser realizada de acordo com as seguintes restrições:

  • Distância mínima de 15m de um corpo d'água, 1,5m de construções e de edificações e 3m de árvores e de qualquer ponto de abastecimento de água.

Definido o local será realizada a escavação dos poços para receber o biodigestor, o leito de secagem e o sumidouro. A profundidade da escavação será determinada através da altura do biodigestor e pelo nível do tubo de saída de esgoto da residência, que deverá chegar em nível superior ou igual à entrada de esgoto do biodigestor. O diâmetro da escavação na lateral e no fundo deve ser o suficiente para que seja possível o aterro e compactação de forma correta, evitando vazios ou áreas descompactadas.

Caixa de gordura

Comece interceptando a tubulação de saída de esgoto existente na residência. Instale a caixa de gordura antes do biodigestor, a tubulação deverá conectar o esgoto da residência até o biodigestor, passando pela caixa de gordura. O biodigestor deve ser instalado sempre em um nível abaixo da casa, permitindo que o esgoto chegue através da gravidade.

Leito de secagem e sumidouro

Instale o leito de secagem e o sumidouro utilizando alvenaria convencional. Conecte a saída do biodigestor com o sumidouro e a saída de lodo com um registro dentro do leito de secagem. O volume útil do leito de secagem deverá estar abaixo do registro. O leito de secagem terá como fundo o solo, para que ocorra a absorção da parte líquida do lodo, ficando retida apenas a matéria orgânica.

Compactação

Assente o biodigestor direto na terra com cuidado para não deixar bater a quina do equipamento, mas lembre-se de sempre direcionar a tubulação de limpeza do biodigestor para o poço do leito de secagem. Antes de realizar a compactação do biodigestor, peneire a terra para retirar pedras e outros elementos que possam danificar as paredes do biodigestor. misture essa terra com cimento na proporção de 1 parte de cimento para 15 de terra.

Encher o biodigestor com água comum até a metade para evitar deformações. Compactar a cada 20cm até o nível de água do biodigestor. Termine de encher o biodigestor com água até tampar a tubulação de saída, aguarde 24 horas para verificar se teve alguma alteração no nível de água ou algum ponto de vazamento que comprometa a estanqueidade do biodigestor. Após o tempo de análise, se não for observado nenhum vazamento, conclua o aterramento até cobrir por completo a tubulação de entrada do esgoto. Se atente em não cobrir a tampa do biodigestor.